0



 
Através da limpeza e da eficientização da iluminação pública, a Prefeitura de São Luís tem contribuindo, de maneira programada, com a melhoria da segurança e a saúde em vários bairros da cidade. Em novo mutirão realizado neste sábado (23), na Ilhinha e São Francisco, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), recebeu a aprovação da população.

“Há muito tempo fizeram uma limpeza nesta rua”, exaltou Adriano Cantanhede, morador da rua 7 (José Carlos Macieira), no bairro da Ilhinha. A limpeza, comemorada pelo pintor de automóvel, atingiu todas as ruas do bairro.

Segundo o coordenador de limpeza da Semosp, Nelson Buriti, o mesmo contingente utilizado nos finais de semana nos bairros da Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar, foram deslocados para o mutirão nos dois bairros da região do São Francisco. Cerca de 200 homens realizaram ações de capinamento  roço e raspagem de meio-fio. Após esse trabalho, máquinas retiraram todo o lixo acumulado nas ruas.

"O vereador de São Luís, Armando Costa (PSDC), fez questão de acompanhar a ação da Semosp. “Nesse período de chuva, problemas na drenagem causados pelo acúmulo de lixo nas ruas e residências acabam provando inundações. Muita gente sofre prejuízos, perdendo móveis, além de contrair doenças. Vamos trabalhar junto com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior para que a comunidade tenha melhor qualidade de vida”, comentou Costa".
A ideia, segundo o superintendente de Limpeza da Semosp, Ronaldo Garcez, é tornar os mutirões um programa de rotina. Ele conta com a colaboração da população para reduzir os custos com a limpeza. “Vamos ter uma campanha de educação ambiental para que a população contribua com a limpeza e, desta forma, com a própria resolução de outros problemas da cidade”, recomenda Garcez.

Após concluir a limpeza integral do bairro, a Semosp vai realizar a operação bota-fora, que consiste na visita de casa a casa nos bairros que já receberam os mutirões da limpeza orientando os moradores a retirar dos quintais objetos que não são recolhidos pelos caminhões de coleta de lixo doméstico. “Queremos que população contribua com a manutenção da limpeza, retirando entulhos de seus quintais, evitando o acúmulo de lixo que provoca doenças, como a dengue, no interior de suas casas”, torce o coordenador Nelson Buriti.

Iluminação

Desde sexta-feira, equipes da Citè Luz iniciaram a substituição de luminárias no bairro da Ilhinha. A Semosp já havia mapeado a região e constatado que diante de uma amostragem de 500 pontos de luz, ao menos 4,3 % apresentavam deficiência. De acordo com o contrato, o índice de ineficiência é de 2%, gerando multa acima deste patamar. No primeiro dia foram substituídas 32 luminárias de modelo antigo por novas de maior resistência a atos de vandalismo. No sábado, mais 15 novas luminárias foram colocadas para melhorar a iluminação no bairro.

Para o superintendente de Iluminação Pública da Semosp, Jean Hamon, o vandalismo tem criado dificuldades para obter excelência na iluminação. “Temos dificuldades com a iluminação em relação ao vandalismo. Muitas luminárias são quebradas. Outra dificuldade é da equipe ter acesso a determinados bairros. Na Ilhinha tivemos uma pressão grande no primeiro dia de trabalho. Convocamos a Guarda Municipal para nos acompanhar na realização da tarefa”, relata Hamon.

As lâmpadas de mercúrio de 90 watts anteriormente utilizadas na iluminação do bairro da Ilhinha e São Francisco estão sendo substituídas por lâmpadas vapor de sódio de 80 watts com melhor rendimento.

Os efeitos desse investimento são percebidos pelos moradores do bairro. A aposentada Conceição Duarte, moradora da rua José Mário, comemorou a ação de limpeza e melhoria da iluminação. “A Prefeitura está melhorando o bairro com a limpeza e iluminação pública. Perto de minha casa desde ontem a luz é clara. Com a claridade, é tudo melhor”, destaca a aposentada.




Postar um comentário

COMENTE SUA OPINIÃO E SUGESTÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

 
Top